lunes, 19 de junio de 2017

2ª-feira, AXES + MIRRORS - Lançamento duplo com Carimbo Porta-Jazz


Mais recente projeto do saxofonista e compositor João Mortágua, destacado desde o início do seu percurso como um dos valores seguros no jazz nacional. Com esta formação Mortágua irá explorar as texturas de quatro saxofones com duas baterias e sem instrumento harmónico, propondo um resultado contemporâneo, profundamente marcado pela procura de uma linguagem artística própria, com a qual tem vindo a pautar toda a sua exploração musical.

"Pirâmide quadrangular assente em ripas estridentes. Fusão entre o erudito e o urbano. Ode ao pássaro citadino e à geometria pagã."

Este é o 35º disco com Carimbo Porta-Jazz.

Iremos ainda apresentar o terceiro disco resultante da parceria entre a Porta-Jazz e o Guimarães Jazz, que se orienta por duas premissas basilares: o convite de músicos portugueses a jovens músicos emergentes na Europa, e a interação com outra área artística.

O projeto Mirrors foi desenvolvido numa residência artística que decorreu em novembro em Guimarães, na qual os músicos puderam trabalhar com um artista plástico que produziu uma instalação de espelhos e luzes, explorando assim a sua integração e o seu resultado num espectáculo apresentado e gravado ao vivo durante o Festival.

O Ciclo "FEUP Lança Porta-Jazz" trata-se da parceria entre a Associação e o Comissariado Cultural da FEUP, e reúne os mais recentes projetos editados pelo Carimbo Porta-Jazz numa série de concertos de lançamento dos novos discos. Todos os concertos decorrem no auditório da FEUP e são de entrada livre.